Dois semanas após começar a jogar Fire Emblem: Fortune’s Weave, percebi um padrão preocupante: sempre que entro em uma sessão mais profunda, sinto meu corpo pesar e a mente começar a se fechar. Não é durante as grandes batalhas — que são bem construídas — mas sim nos momentos entre elas. Treinos, exploração de dungeons, coleta de itens… tudo isso se transforma em uma rotina monótona que me deixa sonolento.

Segundo a desenvolvedora Intelligent Systems, o início do jogo serve como uma introdução ao mundo e aos mecanismos da experiência. E, de fato, há quem diga que a segunda parte traz mais ação e ritmo. Mas, dependendo da forma como você joga — especialmente se quiser desenvolver os quatro protagonistas igualmente — pode levar entre 15 e 30 horas de um conteúdo que parece mais um exercício de paciência do que diversão.

O que mais prejudica o ritmo são os combates chamados "Clashes". Prometidos como uma nova forma de interação no estilo RPG, eles acabam sendo apenas trocas de golpes entre o seu time e inimigos fracos. Com pouca estratégia e inimigos que caem com um clique, o auto-ataque já resolve tudo. O pouco que há de profundidade — como combinações de ataques e pontos de apoio — é quase inútil diante da falta de desafio.

Há momentos em que os Clashes funcionam bem, como nas missões de caçada de Dietrich, onde os inimigos são mais fortes e a narrativa se beneficia da ação. Mas são exceções. A maioria dos combates é apenas um interruptor sem sentido, interrompendo a progressão para uma tarefa sem graça — como coletar fragmentos de forja antes da próxima grande batalha.

Apesar de tudo, a construção do mundo é fascinante, e há um charme real em tentar atrair os personagens principais para o seu lado. Ainda assim, quando o jogo não está fazendo isso, o melhor que se pode fazer é aproveitar para tirar uma soneca.